Prefeitura seta Gestão Pública
Semge promove ação para discutir o enfretamento ao racismo institucional criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
16-Nov-2015
lNo mês em que se comemora o “Dia da Consciência Negra”, no Brasil, a Secretaria Municipal de Gestão (Semge) realiza uma mesa redonda para discutir a situação da população negra no serviço público. O evento, que terá como tema central “Cotas para afrodescendentes em concursos públicos”, visa sensibilizar servidores e colaboradores em relação ao enfrentamento ao racismo institucional. A ação acontece no dia 19 de novembro (quinta-feira), no auditório do órgão, às 8h30, vai contar participação da secretária da pasta, Sônia Magnólia. 

Também estarão presentes ao evento, a secretária Municipal da Reparação (Semur), Ivete Sacramento, a subcoordenadora de Provisão, Carreira e Remuneração (Semge), Mariana Trocoli, e a coordenadora do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), Oilda Rejane, que será a mediadora da mesa redonda. Para obter mais informações, os interessados em participar da mesa resonda devem procurar  Ludmila Ramos e Walter Pinto Júnior, amos representantes do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI/SEMGE), no ramal 4068

Novembro Negro

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, no Brasil, faz parte das comemorações do Novembro Negro e tem como objetivo uma reflexão sobre a resistência da população negra na sociedade brasileira. Em 2003, a data foi instituída através de Lei e passou a fazer parte do calendário.

A mesma Lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na contemporaneidade, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias entre outras.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um dos heróis brasileiros que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no Brasil.
 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >