Prefeitura seta Gestão Pública
Semge comemora Dia da Consciência Negra criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
20-Nov-2015
Com o objetivo de sensibilizar os servidores em relação ao enfrentamento do racismo institucional, a Secretaria de Gestão (Semge) recebeu na manhã desta quinta-feira (19), o Subsecretário Municipal da Reparação, Cláudio Abdala, que proferiu palestra sobre “Cotas para afrodescendentes em concursos públicos”. A ação faz parte das comemorações do mês da Consciência Negra.

 

De acordo com o palestrante, Cláudio Abdala, o mais importante é entender que o preconceito existe para que ele possa ser tratado, com medidas efetivas, não só de reparação, mas de enfrentamento.  “O racismo ainda é uma realidade, contudo observo os avanços e conquistas desta gestão, a exemplo das cotas em concursos públicos, em que Salvador foi pioneira, além do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI), que tem reconhecimento nacional e internacional”, destacou.

Novembro Negro

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, no Brasil, faz parte das comemorações do Novembro Negro e tem como objetivo uma reflexão sobre a resistência da população negra na sociedade brasileira. Em 2003, a data foi instituída através de Lei e passou a fazer parte do calendário.

A mesma Lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na contemporaneidade, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias entre outras.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um dos heróis brasileiros que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no Brasil.

 

dsc_0016

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >