Prefeitura seta Gestão Pública
Espetáculo teatral encerra as atividades no mês da Consciência Negra criar PDF versão para impressão enviar por e-mail
01-Dec-2016

afro


O espetáculo teatral “África, um Conto Cantado”, montagem do grupo teatral da Polícia Militar da Bahia que conta a história do continente africano, encerrou as atividades do mês da Consciência Negra, no pátio da Secretaria de Gestão (Semge), no Vale dos Barris, na última segunda-feira (28).

O evento, idealizado pela comissão Programa de Combate ao Racismo Institucional da Semge, teve como objetivo sensibilizar servidores e colaboradores da importância de refletir as relações étnico-raciais na sociedade, pautando as conquistas da população negra. Além da apresentação, os servidores puderam apreciar a culinária e a moda africana.

Na abertura dos trabalhos, o subsecretário da Semge, José Raimundo Mota, enalteceu a iniciativa, que já virou uma tradição na secretaria. “Este é o terceiro ano que a Semge realiza ações em comemoração ao mês da Consciência Negra, o que demonstra a sua preocupação com as questões relacionadas ao respeito à diversidade racial”, destacou. Em 2014 e 2015 foram realizadas palestras sobre Racismo Institucional e sobre Reserva de Vagas para Afrodescendentes nos concursos públicos e processo seletivo do Reda.

Novembro Negro

O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de Novembro, tem como objetivo uma reflexão sobre a resistência da população negra na sociedade brasileira. Em 2003, a data foi instituída através de Lei e passou a fazer parte do calendário.

A mesma lei torna obrigatória o ensino sobre diversas áreas da História e cultura Afro-Brasileira nas escolas. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias entre outras.

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, neste dia, em 1695. 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >